Get Adobe Flash player
Recomende este Site!

12 dos clubes brasileiros continuam "gigantes"? Nem tanto!

Colunistas: 
Marcos Antônio

12 dos clubes brasileiros continuam "gigantes"? Nem tanto!
 
Gigantes? Nem tanto assim!
 
Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético-MG passaram a ser chamados de "gigantes do futebol brasileiro" porque em determinada época de  suas histórias,seus elencos eram recheados de grandes craques e praticavam um futebol ofensivo, de primeira linha, o chamado futebol-arte. Além do mais, tinham um equilíbrio em suas contas. A partir do final dos anos 1980, a qualidade técnica e o estilo de jogo dessas agremiações começaram a entrar em declínio e deram início a um forte endividamento, de modo que atualmente, todos esses times se encontram "atolados" em dívidas.

Todavia, por tradição, não é inadequado continuar chamando-os de gigantes".

É importante lembrar que havia também outros super times , tais como Portuguesa-SP , América-RJ , Náutico e Santa Cruz no Recife, Bahia em Salvador e Fortaleza. O time cearense nos anos 1960, foi duas vezes vice-campeão da Taça Brasil.
 
Para você ter uma ideia da grandeza de conquistas realizadas por um  clube a fim de que ele entrasse para a história como  "gigante" , citamos as gloriosas conquistas do Botafogo de Futebol e Regatas em determinado período de sua hsitória: (1957 a 1964)
 
Conquistas: Bicampeão do Torneio Rio-São Paulo (1962, 1964),Campeão do Torneio de Paris (1963) e Tricampeão Carioca ( 1957; 1961 e 1962)
 
Se a CBD (antiga CBF) quissese, bastaria entregar as camisas da seleçao à equipe botafoguense. O Time já era uma seleçao!
 
As seleções brasileiras campeãs mundiais em 1958 e 1962 eram formadas, em sua maioria , por jogadores do Botafogo e do Santos. Essas seleções praticavam  um futebol de primeira linha, o chamado futebol-arte.
 
O Santos cedia Zito, Gilmar, Pelé e Mauro Ramos. O Botafogo cedia Nilton Santos, Didi, Zagallo, Garrincha, Amarildo. O time abusava do jogo ofensivo , de muitos gols e do espetáculo. (Imortas do Futebol.com)
 
 
(Fonte: Imortais do futebol.com): Time do Botafogo em 1962: Em Pé: Paulistinha, Manga, Jadir, Nilton Santos, Airton e Rildo; AGACHADOS: Garrincha, Édison, Quarentinha, Amarildo e Zagallo.
 

Marcos Rodrigues - Redator do Site Eternamente Futebol