Get Adobe Flash player
Recomende este Site!

Ameaçado, Del Nero manobra por chapa única de aliado na CBF e exclui clubes

Colunistas: 
Marcos Antônio

Ameaçado, Del Nero manobra por chapa única de aliado na CBF e exclui clubes 
 
Próximo da data-limite de sua punição na Fifa, o presidente afastado da CBF, Marco Polo Del Nero, articula para montar uma chapa única na sucessão de comando da entidade e excluir os clubes da discussão. Foram convocadas reuniões de federações estaduais para esta quinta-feira e sexta-feira, quando podem ser recolhidas assinaturas de apoio. O escolhido de Del Nero é Rogério Caboclo (diretor da CBF), o que deve deixar na oposição Reinaldo Carneiro Bastos , da federação paulista. 
 
Del Nero foi suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa em 15 de dezembro de 2017 diante das acusações de que levou propina em contratos da CBF e da Conmebol – ele é indiciado na Justiça dos EUA. Sua pena provisória vale até dia 15 de março . Depois disso, ou haverá prorrogação ou julgamento definitivo que poderá banir o dirigente do futebol. 
 
Como a volta de Del Nero é improvável, ele chamou as federações para discutir a chapa única, até porque a eleição para presidente tem de ser convocada a partir de abril de 2018. Seu preferido é Rogério Caboclo, que lhe é leal e manteria a CBF em seu controle. 
Há previsão de reuniões na casa de Del Nero no Rio de Janeiro, além de encontros na CBF. O presidente da entidade está proibido de entrar na seda da entidade pela suspensão da Fifa.
 
A ideia é levar a proposta do nome para as federações e conseguir apoio. Se houver um bom clima, os aliados de Del Nero pensam em já pedir as assinaturas das federações para a chapa. Caso consigam 20 assinaturas, inviabilizam qualquer outro concorrente, pois a inscrição de um candidato depende do apoio de oito entidades regionais. Foi assim que Del Nero ganhou todas suas eleições na federação paulista, por exemplo.
 
Neste cenário, o presidente afastado da CBF nem precisaria discutir com os clubes. Até esta quinta-feira, dirigentes de times ouvidos pelo blog nem tinham conhecimento da articulação.
 
A chave para fechar a fórmula de Del Nero é Reinaldo Carneiro Bastos, que até esta quinta-feira descartava apoiar a chapa. Com apoio entre clubes e algumas federações, ele poderia ter força para juntar oito federações para juntar oito federações para se inscrever na oposição. Há insatisfação entre algumas federações em relação a Caboclo. Caso se rebelasse, poderia se viabilizar como candidato. Na diretoria da CBF, no entanto, não acredita-se em um em um racha. Carneiro, por outro lado, se mostrou insatisfeito com a movimentação em contato com interlocutores ouvidos pela reportagem.
 
Certo é que o cenário eleitoral deve se definir nesses próximos dias antes da decisão da Fifa sobre Del Nero. E os clubes não vão participar. ''Espero que [a reunião] seja mentira. Golpe baixo nos clubes que têm de participar de de qualquer reunião na CBF. Precisa chamar os clubes para fazer nome de comum acordo, e não por baixo do tapete. A CBF tem seus defeitos e virtudes, mas não pode fazer isso com os clubes'', disse Andrés Sanchez, presidente do Corinthians. 
 
Com Danilo Lavieri, Dassler Marques, Diego Salgado, Jeremias Werneck, Marinho Saldanha, Napoleão de Almeida e Pedro Lopes.
 
 
Fonte: Blog do Rodrigo Mattos 
divulgação: Site Eternamente Futebol